sábado, 21 de julho de 2012

Projeto Operação Gato de Rua


Captura, Esterilização e Devolução

Gostaria de OFICIALMENTE apresentar o projeto OPERAÇÃO GATO DE RUA, que tem como objetivo proporcionar um maior bem-estar para os gatos de rua da cidade de Blumenau. 


Iniciei minhas atividades em maio de 2012, financiando o projeto com a renda obtida através da venda do meu livro Resgatos - Histórias de um gato maloqueiro, lançado em março de 2011. Através do site dos Felinos Urbanos (felinosurbanos.blogspot.com), obtive informações importantes, ajuda e incentivo da parceira que já tem um projeto semelhante em São Luiz do Maranhão há algum tempo.


As informações abaixo, que estão em preto, copiei do blog dos Felinos Urbanos - com algumas alterações. 


Espero, sinceramente, que este blog seja informativo e que, aos poucos, o projeto tome corpo, conquiste simpatizantes. Se depender de nossos políticos, sei que a ajuda, se vier, vai demorar. Infelizmente o bem-estar animal não é prioridade neste país, onde, aliás, nem a educação nem a saúde tampouco o são.


Um abraço a todos, muito obrigada.


Maria Cecília


O  que é C.E.D?

É uma técnica utilizada em vários países desenvolvidos, como os E.U.A, Inglaterra, Canadá e já é realidade em algumas cidades brasileiras, através de projetos pioneiros como os FELINOS URBANOS (MA), GATOS ENCANTADOS (RJ), a CONFRARIA DE MIADOS E LATIDOS (SP) e o CATS OF NECROPOLIS ( Santos ).

O principal objetivo é o controle da população de gatos abandonados ou nascidos nas ruas, através da captura, castração e devolução dos mesmos aos locais de origem.

Algumas pessoas podem achar natural avistarem gatos pelas ruas. Mas infelizmente isso é resultado de uma política inexistente ou ineficaz de controle populacional de animais domésticos, somado à ignorância e descaso humano.

Mesmo em países onde existe um controle de animais abandonados, verificavam-se várias falhas em sua execução, que se limitava ao recolhimento e eutanásia desses animais.

Somente em New Jersey 25% dos impostos era utilizado para a eutanásia dos gatos após sua captura.

Gatos são excelentes caçadores. E forçados pelo abandono a retornar a um estado feral se tornam predadores da vida selvagem, competindo com os predadores nativos.

Gatos ferais, apesar do medo de humanos, sempre rondam ou invadem propriedades em busca de abrigo e comida e incomodam os moradores do local. E mesmo quando recolhidos por algum agente de controle de pragas e levados para um local distante eles retornam ao local de origem, isso se não forem eutanasiados. E a grande maioria dos gatos ferais recolhidos são mortos com a justificativa de controle de zoonoses. 

Existem pessoas que se compadecem com a situação dos gatos ferais e os alimentam, mas somente alimentá-los faz com que permaneçam no local, atrai novos animais para o local e eles se reproduzam com mais sucesso, trazendo malefícios a curto, médio e longo prazo. As colônias onde os gatos são alimentados por humanos apresentam um número dobrado e até triplicado em relação a áreas onde eles são forçados a encontrar seu próprio alimento.

Em seu primeiro ano de vida uma gata pode ter até 30 filhotes. Com 30 dias após o parto ela fica prenhe novamente. Esses filhotes se tornam sexualmente maduros aos 6 meses de idade.

E mesmo que se tornem capazes de sobreviver em situação de abandono os gatos ainda são animais domésticos e não deveriam precisar viver em situações precárias.

Por que o C.E.D funciona?

Os projetos de C.E.D dos E.U.A, Canadá e Inglaterra se tornaram bem sucedidos a partir do momento que a sociedade como um todo se deu conta de seu dever para com aqueles animais.

Em parceria com protetores independentes e abrigos como as SPCA’s e Humane Society, as autoridades criaram conselhos públicos sobre os gatos ferais ( em New York há o Neighborhood Cats http://www.neighborhoodcats.org/ ) e liberaram verbas para que os gatos recolhidos fossem tratados em hospitais bem equipados, com profissionais capacitados para a técnica de castração de gancho ( que reduz para 24hrs o tempo de recuperação para soltura das fêmeas ) e castração pediátrica a partir dos 2 meses de idade, além de promover a conscientização da população em relação à castração, ao abandono, maus-tratos, e crueldade contra animais domésticos e os gatos ferais das áreas. Também recrutam e oferecerem treinamento para fiscais das colônias a serem incluídas ou que já estão no programa, ampliando ainda mais o senso de responsabilidade das pessoas em relação aos gatos da vizinhança.

A dedicação é tão grande que mesmo nas temperaturas baixíssimas do inverno existe um trabalho de proteção para os gatos ferais das colônias, feito com a instalação de abrigos.

No Brasil infelizmente os governantes ainda não se deram conta do real impacto das ações do C.E.D para o país e os projetos desenvolvidos – assim como o de Blumenau e os que citei anteriormente – se mantém apenas com recursos próprios e poucos simpatizantes da causa. Nossa sorte é que sempre aparecem pessoas que oferecem ajuda e isso faz com que se queira caminhar em frente.

Além disso, somente a castração desses animais de nada adianta sem a conscientização da população em relação ao abandono, bem estar de seus animais e penas severas contra maus-tratos e negligência, aspectos infelizmente esquecidos nos discursos políticos e de maneira efetiva nas leis brasileiras. 

O impacto positivo das ações de castração é claramente visível em uma área urbana apenas 6 meses após o inicio das atividades. Somente em Toronto no ano passado mais de 400 gatos foram auxiliados com o C.E.D.

Em San Diego houve uma redução de 50 a 73% no número de animais recolhidos e eutanasiados nos abrigos.

Somente em Santos o Cats of Necropolis já esterilzou mais de 116 gatos, os Gatos Encantados 67 e a Confraria de Miados e Latidos conta com 46 animais atendidos desde 2008.

Esses números resultam em menos de MILHARES de gatos sofrendo nas ruas brasileiras. Aqui em Blumenau, vemos, infelizmente com certa frequência, casos de gatos envenenados, que levem tiros, são mutilados e mortos com crueldade. A castração desses animais de rua vai evitar que o número aumente. E um dia veremos todos os tutores, castrarem seus próprios animais de estimação para evitar que se multipliquem pelas ruas e os manterem DENTRO de casa, que é onde os bichinhos pertencem.

O que acontece com os gatos no C.E.D ?

Primeiramente eles são capturados. Por causa do comportamento feral da grande maioria deles é necessário saber como não os estressar em demasia. As capturas ocorrem no final da noite ou começo do dia, quando os gatos estão mais ativos. Após serem capturados nas gatoeiras são encaminhados para os veterinários e anestesiados para o manejo. 

Minha primeira captura, que realizei de maneira errada, foi realmente traumatizante para a gatinha. Ela se debateu tanto na gatoeira, que machucou muito o nariz, ficou muito nervosa. Graças a Deus tinha uma família já de olho nela há um tempo e ela recebeu papinha de nenê como alimento, pois não podia mastigar. Eu fiquei arrasada e traumatizada, o que me levou a forrar a gatoeira com papelão para evitar que os gatos se machucassem nas grades. Num segundo momento, depois de ver que eles simplesmente destruíam o papelão, forrei com um pano resistente e fácil de limpar, escuro, que os deixa mais tranquilos. Por enquanto, funciona bem. 

Em Toronto além de um exame físico completo, os gatos também recebem vacinas e vermífugos contra parasitas internos e externos. Nosso veterinário parceiro aplica antibiótico e antiinflamatório e utiliza um fio que o corpo absorve, porque recapturar um gato que já caiu na armadilha para tirar os pontos é missão quase impossível, acho que nem o Tom Cruise conseguiria.

Após a cirurgia eles recebem um pequeno corte na orelha, que é a sinalização universal para animais castrados e logo que estão recuperados da anestesia são soltos em seus locais de origem. 


O C.E.D não somente é eficaz no controle dos animais, mas também na redução de gastos que protetores têm com eles, se compararmos com todo o processo de resgate até adoção. 

Em cidades como SP e RJ que o CCZ já oferece castração gratuita os custos se tornam menores, mas ainda altos para pessoas que ajudam dezenas de animais durante todo o ano. O C.E.D é fazer o bem, de forma rápida, prática, com baixos custos e enorme impacto positivo. E vicia, posso garantir.

Faço minhas as palavras da Tatiana da Confraria: “A esterilização é a única saída efetiva. A única ação que vai fazer mais do que enxugar gelo (que nós continuamos a enxugar com os resgates, tratamentos e doações de animais que promovemos), que vai impactar a vida de tantos animais que nem é possível quantificar.” - É cortar o mal pela raiz, para ser mais exata.

Já tenho  minha listinha de colônias onde quero atuar. A primeira está perto da segunda metade, devo ter ainda uns 5 gatos pela frente. Comecei com duas filhotinhas, que não conto, pois foram colocadas para adoção. Então já foram um frajola macho; um siamês lindo, macho; a mamãezinha das filhotinhas, perseguida por mim por dois meses; o gatão que acredito ser o pai das bebês; mais uma fêmea frajola boazinha e um bebê cinza. Depois já tenho duas outras colônias na fila, até que apareçam as seguintes. Minha gatoeira age, a princípio, duas vezes por semana, a não ser que o veterinário não tenha tempo. 


Aos poucos quero angariar mais pessoas que me ajudem. Por ora somos eu e meu marido, mas, assim que aumentar o trabalho, vou precisar de mãos e talvez uma outra gatoeira. Se você se interessar, pode me procurar e conversaremos.

É imprescindível realizar também a educação da população sobre posse responsável, castração, cuidados com os animais, o próprio C.E.D e muito mais. O trabalho é árduo, mas vale a pena. Só quem faz sabe do que estou falando.

Para finalizar, transcrevo aqui um trecho importantíssimo do Neighborhood Cats:

“O C.E.D não objetiva resgatar gatos. Seu objetivo é o controle populacional e permanente redução do número de gatos ferais de uma vizinhança. Não objetiva dar a somente um gato maravilhoso um ótimo lar. É diminuir o número de gatos abandonados recolhidos e os números das eutanásias, reduzir os custos do controle de animais e criar ambientes melhores e menos hostis para esses gatos.”


Para saber mais sobre os projetos desenvolvidos em SP, Santos e RJ, acessem:


http://felinosurbanos.blogspot.com.br 

http://blog.miadoselatidos.com.br/2011/03/27/ced-captura-esterilizacao-devolucao-o-que-e-isso/

http://gatosencantados.blogspot.com/

http://catsnecropolis.blogspot.com/

Para mais informações sobre o projeto em Blumenau , mande um email : gatoderuablumenau@gmail.com

2 comentários:

  1. Infelizmente tive um problema na formatação e precisei repostar a primeira mensagem, assim, com cores estranhas. Estou tentando ainda deixar o blog com um visual bem legal e definitivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu tenho um visual que você irá gostar eu acho, na verdade 3 que você pode escolher, caso interesse entrar em contato modadasdescoladas@hotmail.com

      Excluir