terça-feira, 9 de outubro de 2012

Brotando do asfalto

Quando comecei a capturar e castrar gatos de rua, tinha a intenção de diminuir o número de animais abandonados e sofrendo pelas ruas de Blumenau. Comecei com duas colônias de doze gatos no total, mas, aos poucos, outras foram surgindo, "do nada". Depois das duas iniciais, veio uma com quinze bichanos, uma com doze, uma com quatro e, agora, uma outra com quatro. Além disso, todas as pessoas que entram em contato para me avisar que conhecem pessoas que alimentam gatos de rua falam sobre grupos de quinze, vinte. Ninguém diz: " tem dois gatinhos" que eu alimento. Ontem mesmo veio mais uma, mas eu nem quis ouvir, porque ainda não cabem na minha agenda.

Numa das que estou castrando agora são quatro gatas. Sim quatro fêmeas, das quais três são brancas e uma é toda mesclada, parecendo o calçadão de Copacabana. Graças a Deus, a pessoa que as alimenta me chamou a tempo e conseguimos castrá-las, antes de quatro se tornarem trinta. Quer dizer, duas já castramos, uma ainda está por lá. E a quarta deu cria dentro de um armário da casa dela, quatro gatinhos brancos que ficaram por um tempo dentro da casa dela, pois estávamos tentando socibializá-los para permitir a adoção. Só que a mamãe deu fim nos gatinhos, ninguém sabe o que ela aprontou, se matou, se escondeu, se comeu. Vamos precisar esperar para ver se e onde aparecem. Não seria muito comum ela comer os pequenos, mas esconder é típico. Mesmo a moça dizendo que não tinha por onde ela sair, eu creio no poder ninja dos gatos de passar por qualquer buraco de agulha para se esconder. A mamãe será castrada em breve.

Como já comentei no Facebook, estou dando preferência às fêmeas, depois farei os machos e, por último, os filhotes. Quando tudo dá certo, consigo fazer três castrações por semana, mas não depende só de mim. Além da agenda do veterinário, dependo da boa vontade dos felinos em colaborar com meu projeto e entrar na gatoeira. Tem dia da caça e dia do caçador.

Saber que dos gatos programados, ainda tenho 36 pela frente, pouco tempo agora e, por enquanto dinheiro só para parte dessas castrações me deixa bem ansiosa. Semana passada uma pessoa me pediu ajuda, porque na casa dela tem "um monte de gato" (claro, como sempre) e especialmente uma gatinha que sempre dá cria. Essa pessoa que, graças a Deus, adora gatos - e vai pagar (Aleluia!!).quer castrar, pelo menos os que moram na casa dela. Só queria saber onde comprei a gatoeira e como usar. Fiz minha parte, levei um panfleto informativo. A moça das gatinhas brancas também vai arcar com as cirurgias.

Meu povo querido, se todo mundo que tem condições e gato na rua me ajudasse a pagar as castrações, eu poderia fazer muito mais. Ainda não cheguei ao ponto de ter que pedir doação, mas já sei que meu dinheiro do livro não vai dar para os 36. Porém, vendi mais livros nesta semana, vendi camisetas, ganhei doações :))))) - e isso tudo me anima e deixa confiante de que vou conseguir continuar. E, pensando mais além, se todo mundo que vê gatos sem dono nas ruas arrumasse uma gatoeira ( não custa muito ) e fizesse uma parceria com um veterinário de confiança, os números diminuiriam mais rapidamente também. Todo mundo pode fazer, basta querer. Eu ajudo quem precisar, com informações.

Abaixo vai um texto sobre a reprodução dos felinos. Tirei do blog http://www.petshopnet.com.br


   
Os machos adultos geralmente estão ativos sexualmente e interessados em ter relações em qualquer época do ano, apesar de alguns cientistas acreditarem que eles produzam mais esperma durante a primavera e o verão. Esta informação confirma a necessidade de se castrarem os gatos machos também.
No entanto, as fêmeas adultas só estão sexualmente ativas durante uma específica estação de reprodução a cada ano. O tempo preciso desta estação para uma fêmea específica depende da duração da luz do dia: no Reino Unido, por exemplo, a estação de reprodução da maioria dos gatos dura de janeiro até setembro, mas algumas fêmeas submetidas a iluminação artificial, foram capazes de se reproduzir durante o ano inteiro.

O Cio das Fêmeas
Durante a estação de reprodução, uma fêmea madura tem períodos de intensa atividade sexual, chamados de "cio", durante os quais ela procurará um parceiro para copular.

Quando uma fêmea entra no cio, ela inicia um comportamento padrão conhecido como "chamado". A princípio, ela pode se tornar mais afetiva com seus donos do que de costume. Ela rolará pelo chão e ficará mais "eloqüente".
No auge do cio, ela adotará uma postura característica quando estiver em frente a seu dono ou outro gato. Ela deitará com as patas da frente esticadas junto ao chão, e a cabeça entre as patas. Levantará os quadris e ficará na ponta das patas traseiras. A cauda ficará dobrada para um dos lados para que as partes genitais fiquem expostas.
A fêmea continuará a vocalizar e a adotar este padrão de comportamento por 5 até 10 dias na esperança de atrair um ou mais machos para se acasalarem com ela. Seu convite é sonoramente e visualmente óbvio e nenhum gato macho normal poderá ignorá-lo.



Quando o macho encontra a fêmea, ou são apresentados em fase de cio, ele poderá fazer alguns chamados sonoros antes de copular com ela. O ato sexual em si, é muito curto. O macho avança sobre a fêmea e imobiliza-a mordendo seu cangote enquanto usa as patas dianteiras para prender seus movimentos dianteiros. A fêmea reage encostando o corpo ao chão e levantando as ancas. Alternando as patas de trás e balançando todo o corpo, o macho arqueia suas costas e penetra a fêmea. Poucos movimentos enérgicos da pélvis precedem a ejaculação de seu esperma.
Após ejacular, o macho solta a fêmea e desaparece rapidamente, enquanto a fêmea mia e tenta atacá-lo. Ela tem boas razões para isto, afinal no pênis do macho existem "farpas" voltadas para trás que estimulam a vulva da fêmea durante o intercurso e retirada, ajudando a induzir a ovulação. Por esta razão, o acasalamento – e particularmente a remoção do pênis do macho – devem ser dolorosos para ela.


Assim que o macho se retira, a fêmea rola pelo chão freneticamente. Os estudiosos acreditam que isto pode ser para encorajar o esperma a fluir da vagina para o útero.
Durante este tempo, tanto o macho quanto a fêmea lamberão suas partes íntimas preparando-se para outra cópula: de fato, podem haver diversas relações entre eles durante a próxima hora ou mais. Se houver oportunidade, uma fêmea pode ter diversas cópulas com vários machos durante os próximos 4 ou 5 dias do mesmo cio.



A ovulação ocorre entre 23 e 30 horas após o coito e em média, fêmeas sem pedigree ovularão 4 óvulos. Claro que não há garantia de que todos os óvulos fertilizados se desenvolverão em filhotes, e mais de 4 óvulos poderão ser ovulados. A maioria dos gatos sem pedigree têm de 3 a 7 filhotes.Raças orientais tendem a apresentar ninhadas em maior quantidade – às vezes mais de 10 filhotes – enquanto gatos de pêlo longo com pedigree geralmente têm ninhadas pequenas de 2 a 3 filhotes. É incomum para uma fêmea de qualquer tipo ter uma ninhada de apenas um filhote.



Quando o óvulo é fertilizado por um espermatozóide, uma reação ocorre para prevenir que este seja penetrado por outro espermatozóide. No entanto, em teoria, uma fêmea que produz uma ninhada de filhotes tendo copulado com diversos machos diferentes pode ter cada um de seus óvulos fertilizado por espermatozóides de pais diferentes, o que explica explica por que são tantos gatinhos e por que podem nascer gatinhos tão diferentes em uma mesma ninhada vira-lata. Eu, particularmente, adoro gato vira-lata, pois acho as "estampas" deles muito originais.  A Copacabana é um exemplo disso e a Lili, irmã da minha Léa, também. 




Só para mostrar mais claramente o que significa não castrar uma gata / um gato:

Projeção para reprodução de felinos - considerando três gestações de quatro filhotes ( lembre-se que podem ser até oito filhotes )

1o ano 12 gatinhos
2o ano 66 gatinhos
3o ano 382 gatinhos
4o ano 2.201 gatinhos
5o ano 12.680 gatinhos
6o ano 73.041 gatinhos
7o ano 420.715 gatinhos
Total 509.097 gatinhos
Com base nesses dados concluímos que:

Esterilizando 1 fêmea, em 7 anos não nascerão 509.097 gatos
Esterilizando 10 fêmeas, em 7 anos não nascerão 5.090.970 gatos
Esterilizando 100 fêmeas, em 7 anos não nascerão 50.909.700 gatos
Esterilizando 1000 fêmeas, em 7 anos não nascerão 509.097.000 gatos.

A Operação Gato de Rua já castrou 15 fêmeas. Em um ano, são menos 180 gatos, em sete anos, são 7.636.455 gatos abandonados a menos nas ruas, se meus dotes matemáticos de regra de três não estiverem equivocados. Aceito correções, caso necessário


Então é isso: castre seu gato, sua gata. Tele suas janelas, mantenha seu animal CASTRADO dentro da sua casa e evite que felinos continuem brotando do asfalto em sua cidade.



Um abraço,



Um comentário:

  1. Verdade Maria...se cada pessoa se responsabilizasse por aquela gatinha daquela familia carente que não tem condições de castrar...não teriamso tanto sofrimento nessa vida!

    ResponderExcluir