segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

E eu com isso?

Bom dia, pessoas!

Espero que vocês estejam todos bem, felizes, quentinhos, seguros, alimentados e amados em seus respectivos lares.

Não é o que acontece com milhões de animais abandonados pelas ruas das cidades do Brasil e do mundo. Infelizmente, devido à irresponsabilidade de algumas pessoas, milhões de vidas inocentes vagam por aí sem chance de receber um cafuné, uma comidinha com hora certa, uma caminha quentinha, sequer um teto protetor sobre a cabeça num dia de chuva.

Ah, mas isso não é problema seu, né? Não? Vamos ver:

Seu animal é  castrado? - se sim, parabéns, muito bom pra você, que não vai precisar se preocupar com ninhadas indesejadas e muito bom pra ele também, que terá sua expectativa de vida aumentada devido ao menor risco de contrair câncer, piometra, doenças sexualmente transmissíveis, além de se tornar um animal mais tranquilo e caseiro.

Se não é: ele fica bonitinho em casa durante o período de acasalamento? 
Se sim, ótimo. Você só deveria pensar na questão dos benefícios da castração para a saúde dele.

Se, porém, seu animal não castrado sai pra rua, então te digo: SIM, você é responsável pelo grande número de animais abandonados nas ruas da sua cidade. Por quê?
Bom, primeiro porque você, provavelmente não vai querer ficar com mais seis ou oito gatinhos ou cachorrinhos que vão nascer da sua fêmea original a cada vez que vier o cio. Consequência disso é que vai doar os filhotes - COM CERTEZA SEM CASTRAÇÃO  - porque afinal de contas é super caro castrar e você não castrou nem seu próprio animal, quanto mais os que vão para casas de outras pessoas.
E se o seu animal é macho e vai pra rua, mesmo que você não veja o resultado dos passeios dele, o problema é seu também. Porque seu cão, ou gato, vai sair por aí fertilizando fêmeas e aumentando o número de nascimentos indesejados.

Esses animais, doados sem castração, vão procriar e o que aconteceu na sua casa, vai acontecer em seis, oito dez casas diferentes dali a no máximo seis meses. Um casal de gatos, em um ano pode ter até 18 descendentes. Mas vamos considerar que tenham doze, ok? Em cinco anos, esse mesmo casal de gatos será responsável pelo nascimento de 12.680 gatinhos. Você tem lugar para 12.680 gatinhos no banheirinho da sua casa? Dinheiro para alimentá-los, das assistência veterinária? Vacinar? É um pouquinho caro, já vou te avisando. Se você não tem como ficar com os 12.680 gatinhos e vai precisar doá-los, sem castrar, então, meu caro, minha cara, SIM, você é responsável pelo grande número de animais - aqui no caso, falando de gatos - que vivem e sofrem nas ruas.

Tirei esta foto da Internet, é da Patrícia Oliveira- retirei do site http://mutiraodecastracao.blogspot.com.br/ 


Foto do site: sosbichosderua

Tá bom, você não tem um animal, mas na sua rua tem uma gata que a cada três meses tem gatinhos. Coitados, são atropelados, são mortos por cães, muitas vezes não chegam nem ao sexto mês de vida. A pobre gatinha ali, firme e forte, sendo alimentada por pessoas que se compadecem - às vezes - passando por todo o processo da gravidez, do parto, vendo seus bebês morrerem, passarem fome, mexerem no lixo ou serem levados para lares, e o ciclo se repetindo infinitamente, por um, dois, cinco anos. 

Mas não tem problema, porque ALGUÉM vai ajudar a pobre gatinha um dia,né?  As pessoas têm bom coração. É assim que você pensa? Sim, você pensa assim, mas a gata não é sua, por que você faria alguma coisa por ela? E eu te pergunto, e o seu coração, não é bom? Ah, você a alimenta? Ótimo, muito obrigada, não morrer de fome já é muita coisa. Mas, e aquela coisinha a mais que todo mundo pode fazer?

Você já pensou em resgatar a gatinha e levar pra casa? Já, mas ela é arisca? Então te digo, deixe-a lá, porque ela não vai gostar da sua casa, muito provavelmente. A Léa que o diga. Já te contei a história da Léa? Pra resumir, é uma gatinha que eu tirei de uma colônia, quando ainda acreditava que todos os gatinhos amansam e gostam de gente. Depois de sete meses no meu quarto de hóspedes, sozinha, com pavor de humanos que não fossem eu, consegui doá-la para uma casa que tem uma mata no fundo, pois imaginei que ela gostaria de lá. Dito e feito. Ficou uma semana na casa da pessoa, aprendeu que ali tem comida, se precisar, primeiro foi morar no mato, agora fez amizade com a gata do telhado e mora lá, no telhado do vizinho. A sorte dela é que a região é tranquila. E a adotante não consegue nem mais tirar uma foto dela pra mim, porque ela foge. Não gosta de humanos. E ponto. Gatos ariscos devem ficar em suas colônias.

E, se você acha que chega de gatinhos atropelados por aí e não dá pra levar pra casa, porque você não quer e tem todo direito de não querer, castre as fêmeas. Claro que você não precisa e nem deve, pagar sozinho pela cirurgia de uma gata de rua. Converse com a vizinhança, faça uma "vaquinha" e, uma vez por mês, paguem uma castração - primeiramente das fêmeas,mas depois dos machos da rua também. É importante castrar os machos, para que gatos não castrados não apareçam na colônia. 

Como capturar? É aí que entra a  minha parte. Vocês pagam, nós marcamos uma data, vamos até sua rua, fazemos a captura, o transporte até o veterinário, cuidamos e devolvemos ao local de origem. Sem custo extra. É fácil, é rápido e, em grupo, fica barato.Tenho feito algumas capturas assim, encomendadas:
o sr. Roberto, a D. Jaci, a Dani que, pasmem! ainda respiram, ninguém morreu por fazer isso. E os gatos vão  muito melhor, obrigada. E ainda estão na fila a Rejane, a Joice, a Jéssica.  . Fico muito feliz quando as pessoas colaboram, fazem alguma coisa a mais. 
Para dar um exemplo: na rua da D. Jaci eram duas fêmeas. Um dia, eram oito gatos, pois as duas tiveram bebês, três cada uma. E agora uma delas desapareceu, provavelmente foi namorar por aí. Seus filhotes já estão com aproximadamente quatro meses e na minha fila.

Mas, por que vocês pagariam? Não é isso que a Operação Gato de Rua faz? Sim, é. Mas, infelizmente, meus recursos são limitados e o número de gatos nas ruas de Blumenau é imenso. Sempre me avisam: "ali tem um monte de gatos", "lá, não sei onde, tem uns 15 gatos". E estes são os ferais, que só moram nos matos, nos escombros e não têm quem interceda por eles. Por esses é que eu trabalho, é para esses o meu dinheiro. Porque são muitos, já. Ninguém fez nada quando eram dois ou três. E, caro leitor, se você não fizer nada, é esse o destino dos dois ou três gatos da sua rua. Se tiver uma fêmea por lá, em seis meses, serão mais ou menos sete gatos. Se forem duas fêmeas, em seis meses você terá aproximadamente quatorze gatos. E, assim, sucessivamente. Também ajudo uma pessoa que, com seus próprios e escassos recursos, alimenta mais de trinta gatos na cidade, e que me ajuda também. Já castramos aproximadamente vinte desses trinta gatos.



Para o caso dos animais de estimação, existe o cupom da APRABLU - que você pode pegar na Banca da Rose, na Rua XV de novembro, 360. Com esse cupom você ganha 50% de desconto na castração do seu animal sem raça definida (SRD), nas clínicas conveniadas. Pesquisei por esses dias, a castração de GATA mais barata custa R$100,00 com o cupom. Baratinho, né? Sem o cupom chega a R$400,00.

E hoje não vou abordar o tema: animal tem que ficar dentro de casa. Fica pra próxima. Quero que você veja a importância da castração, na prática, tanto dos seus próprios animais, quanto dos animais de rua que você vê por aí e, principalmente, dos filhotes que são doados sem castrar. Sobre castração a partir dos dois meses já falei no post anterior.
Também não vou falar em detalhes sobre os benefícios da castração.


Uma coisa precisamos ter em mente: quando as forças se juntam, chega-se mais longe. Eu, sozinha, vou alcançar um número de animais muito menor - por questões financeiras, principalmente - do que em conjunto com vizinhanças interessadas.

Converse com seus vizinhos, dê um passo a mais, ajude a diminuir o número de animais abandonados sofredores nas ruas. Castre seu animal de estimação. Castre um animal de rua.

Os bichinhos agradecem.

Um abraço e boa semana.

Maria Cecília




3 comentários:

  1. Olá,

    Faço da parte da AMAR - Amigos dos Animais de Rua (Florianópolis), e temos um trabalho meio semelhante. Qdo puder, dê uma olhadinha no nosso site: www.amigosdosanimaisderua.com.br
    Gostei muito do trabalho de vcs e desejo muito sucesso, que consigam realizar muitas castrações!
    Parabéns mesmo.
    Gabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi. Obrigada por ler meu blog. Só quem está na mesma luta sabe o quanto o trabalho é duro.Desejo a vocês também muito sucesso e força, pra não desistir nunca. Um abraço,

      Excluir
  2. Olá,

    A pirâmide dos gatinhos pretos é minha :)

    Ela está na barra lateral de um dos meus blogs:

    http://mutiraodecastracao.blogspot.com.br/

    O gato preto usado pra fazer a pirâmide é o do logotipo desse outro blog meu: http://catsnecropolis.blogspot.com

    ResponderExcluir